Se você é empregada doméstica e está precisando de um empréstimo para resolver um problema, ou investir em um projeto de vida, saiba que o mercado de crédito do Brasil oferece nos dias de hoje boas opções e que cabem no seu bolso. Também trazemos muitas dicas e respondemos muitas dúvidas que são frequentes ao empregador brasileiro. Vale a pena pesquisar e tirar todas as suas dúvidas. Trouxemos algumas questões muito relevantes sobre este assunto. Confira já!
Empréstimo para empregada doméstica de empregador
Empregados domésticos não estão imunes de passar por situações difíceis e de necessitar de um dinheiro extra. A despeito de que o empregador não é obrigado a adiantar ou emprestar dinheiro ao seu empregado, ele pode estabelecer um acordo que seja viável para ambas as partes. Neste caso, o patrão pode adiantar seu salário ou efetuar um empréstimo. Veja a melhor forma de administrar estas duas situações:
Adiantamento de salário – É quando o patrão adiante uma parte do salário de seu empregado. Esse dinheiro que foi antecipado deverá ser descontado de forma integralmente no próximo pagamento.
Empréstimo – É quando o patrão proporciona um crédito à sua empregada. Neste caso a quantia limite, o número de parcelas e como será realizado o pagamento deste empréstimo acordado entre as duas partes. A quitação das cotas poderá ser feita de forma direta do salário do empregado se ele estiver assinado um contrato prévio em que isso foi discriminado.
Empréstimo empregado doméstica empresa privada
Com a nova lei aprovada em abril de 2014, o funcionário doméstico adquiriu muitos direitos importantes tais como ter a carteira assinada, salário mínima garantido mensalmente, direito a pagamento por hora – extra, jornada de trabalho de 8 horas, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) obrigatório, salário – família, entre muitos outros.
Desta forma, tornou-se possível que a empregada doméstica tenha os recursos necessários para contratar um empréstimo com um banco ou com uma instituição financeira privada. Os requisitos gerais pedidos usualmente são:
Documentos pessoais atualizados – RG (Documento de Identidade), CPF (Cadastro de Pessoa Física), Carteira de Trabalho, entre outros.
Comprovante de residência.
Comprovante de renda ou histórico bancário.
Os documentos poderão variar de acordo com cada banco ou instituição financeira, e todo consumidor estará sujeito à análise de perfil de crédito. Geralmente o que mais se analisa é se o cliente é um bom pagador ou não de dívidas.
Desconto de empréstimo para empregada doméstica
Algumas dúvidas sobre descontos no salários das empregadas domésticas são recorrentes:
Quanto é permitido descontar da minha trabalhadora doméstica?
É permitido descontar a porcentagem referente ao INSS, que varia de ano a ano, assim como a porcentagem que diz respeito à passagem de transporte, que irá variar também segundo o lugar em que você mora.
Existem outros casos em que o empregador pode descontar de seu funcionário doméstico?
Se o trabalhador precisar viajar com seu patrão por uma determinada razão, não poderão ser descontadas as despesas como hospedagem, transporte, alimentação, higiene, moradia e vestuário.
Contrato empréstimo empregada doméstica
Estas são algumas dicas para você que está pensando em efetuar um contrato de empréstimo com uma empregada doméstica:
A primeira dica é que o contrato deverá ser redigido contando com um período de experiência de até noventa dias e com a probabilidade de ser estendido por tempo irresoluto.
,Os principais dados que deverão ser inscritos no contrato respectivamente são: a assinatura de ambas partes (empregador e empregado), o salário a ser pago, descrição do cargo que será exercido, data da contratação, e outros aspectos que poderão variar segundo cada caso específico.
Adiantamento 13º salário empregada doméstica
Como qualquer trabalhador brasileiro de carteira assinada, os empregados domésticos possuem o direito a ter o décimo terceiro salário. Desta maneira, preste atenção e não deixe para reservar esse montante no último momento e ter o risco de ter que arcar com uma multa depois por infringir a lei.
O empregador que não paga o décimo terceiro salário de seus empregados domésticos, além de pagar uma multa estipulada pelo Ministério do Trabalho, terão que responder a um processo judicial na Justiça Trabalhista.
Por esse motivo, trouxemos algumas dúvidas recorrentes sobre esse assunto:
Quando se deve pagar o 13º salário?
A quantia poderá ser dividida em até 2 vezes. No caso em que seja dividida, a primeira parte será entre o dia 1 de fevereiro e o dia 30 do mês de novembro, e a segunda poderá ser saldada até o dia vinte de dezembro.
O décimo terceiro deverá ser pago em caso de demissão?
Se a situação é que os empregados domésticos solicitaram a demissão ou que foram mandados embora sem justa causa, eles terão o direito de receber o dinheiro correspondente de forma proporcional. Este valor deverá ser quitado no momento da rescisão do contrato.
Quanto o empregador deve pagar de 13º ao seu empregado doméstico?
Se o trabalhador tiver trabalhado o ano inteiro deverá ser executada uma remuneração completa. Se ele não estiver trabalhado o ano completo, o pagamento deverá ser proporcional.
Empregada doméstica pode fazer emprestimo na Caixa Econômica Federal?
Na Caixa Econômica Federal é possível se deparar com uma quantidade enorme e variada de tipos e valores de empréstimos. Este instituição possui uma história de 150 anos de atuação no Brasil, tendo acompanhado seu crescimento gradual no âmbito financeiro e mercantil.
É aconselhado que antes de realizar o empréstimo na Caixa Econômica, que o consumidor simule o valor das taxas de juros na Página do Melhor Trato.
Seus serviços abrangem todo o público do país, tendo como objetivo a inclusão social. Estes são alguns requisitos para aceder à um crédito neste órgão:
O empregado doméstico deverá apresentar sua documentação pessoal atualizada: CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e um comprovante de residência (Conta de luz, água, telefone, entre outros).
Em algumas modalidade de empréstimo específicas, poderá ser pedida documentos extras, como por exemplo na situação de um crédito com garantia de imóvel, na qual será obrigatória que o indivíduo porte matrícula do mesmo.
Em algumas categorias de crédito em específico, o consumidor não poderá estar com nome sujo, ou seja, com dívidas atrasadas. Porém há tipos em que isso não é exigido.
Empregada doméstica pode fazer empréstimo usando o FGTS
Foi estabelecido no dia 24 de julho deste ano que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) poderá ser sacado pelas empregadas domésticas que são portadoras de carteira assinada, tendo em vista que tem os direitos garantidos pela Lei Complementar 150.
Muitas dúvidas são frequentes com relação a este tipo de serviço. Sobre quais são os tipos de saques que são permitidos é uma delas, esses são:
Saque – aniversário – a partir do mês de outubro de 2019, o empregado doméstico poderá escolher sacar por ano uma parte do seu capital do FGTS. Esses saques começarão a ser válidos a partir de abril do ano de 2020.
Saque imediato – todos os trabalhadores domésticos que possuam um salário terão o direito de sacar o equivalente a até 500 reais através de uma conta vinculada ao FGTS.
Desta forma, com esse dinheiro será viabilizado a possibilidade de que sejam efetuados empréstimos por esse setor da população, usando esse capital como garantia. A regras sobre esse tipo de empréstimo variará segundo cada instituição a ser contratada.
É indicado que o trabalhador realize muitas simulações na página do Melhor Trato, com o intuito de comparar e saber qual é o banco ou entidade financeira que se encaixa com a sua vida e principalmente com o seu bolso.
Empréstimo Crefisa para empregada doméstica
A Crefisa disponibiliza muitas linhas distintas de crédito para quem necessita de dinheiro rápido e sem muita burocracia. Existem muitas opções algumas com taxas de juros mais baixos e outras um pouco mais altas, depende a situação pessoal de cada consumidor.
A entidade oferece o serviço de crédito pessoal para indivíduos físicos. Com esta modalidade de empréstimo o consumidor não precisará justificar a finalidade do capital solicitado, devido a isso as taxas de juros serão um pouco mais altas do que a dos outros empréstimos, visto que o banco não tem nenhuma garantia de pagamento das parcelas. Com outros tipos de crédito é obrigatório especificar o motivo, como por exemplo, o financiamento de um carro ou imóvel.
A Crefisa oferece estes serviços de crédito: crédito para assalariados, antecipação do imposto de renda, antecipação do décimo terceiro salário e o empréstimo pessoal. Cada um desses terá suas especificidades quanto a requisitos, prazos de pagamentos, quantidade de parcelas, e etc. Você pode consultar essas informações na página do Melhor Trato.
Empréstimo para empregada doméstica
Como se define? | É um empréstimo entre patrão e empregada ou entre empregada e um banco. |
Como se realiza? | Através de uma contratação entre ambas as partes. |
O que se deve ter em conta? | Que todos os detalhes sobre forma de pagamento estejam explícitos no contrato. |
Em abril do ano de 2014, foi estipulada a Proposta de Emenda à Constituição, que ficou conhecida como “PEC das Domésticas”, na qual garantiu dezesseis direitos novos à esta modalidade de emprego, tais como: jornada de trabalho, FGTS, horas extras computadas, oito horas diárias de trabalho, entre outros. Desta forma, os empregadores que não tiverem regularizado seus funcionários domésticos, , assinando suas carteiras de trabalho em dia, estarão sujeitos a pagar uma multa.
Em virtude desta medida, é de vital importância manter-se devidamente informado acerca deste assunto e de todas as possibilidades que possam beneficiar ambos os lados, tanto empregador como empregado doméstico.
Autor: Cristian Rennella
Atualizado no dia: 16/08/2023
Preguntas Frecuentes
As taxas de juros dos empréstimos são iguais para um empregado doméstico e um trabalhador de empresa privada?
Geralmente sim. Tudo vai depender da análise de perfil e consequentemente das regras de cada banco.
Depois de realizar as simulações qual é o próximo passo?
A próxima etapa que recomendamos depois da simulação é que o consumidor compare os resultados.
Para pegar um empréstimo tenho que ter uma conta bancária?
Não é obrigatório, pois o crédito estará articulado à qualquer conta bancária que o consumidor indicar.
Sou doméstica há três anos, quais as chances que tenho para ter um empréstimo?
Uma opção, se seu empregador pagar seu salário pela plataforma Simplypag (plataforma com especialistas em leis trabalhistas e ciências contábeis), é fazer um empréstimo com eles. Deve estar registrada, ser maior de idade, possuir CPF válido e conta corrente ou poupança. Antes de contratar tem que simular o crédito: depois de definir a quantia, poderá escolher entre várias opções de financiamento. O empréstimo funciona como o consignado, pois as parcelas são descontadas do seu salário a cada mês. Pode solicitar online e depois da aprovação é informada na hora em que é efetuado o depósito na sua conta.
Eu sou doméstica, posso fazer um empréstimo na Caixa Econômica?
Se estiver registrada e tiver conta corrente na instituição, pode solicitar o Crédito Pessoal Caixa. O financiamento é de até 5 anos, com taxas pré-fixadas ou pós-fixadas. Se receber seu salário na Caixa, poderá contar com mais benefícios ainda. Será necessário fazer uma simulação do crédito antes de entregar sua documentação para análise e avaliação. Se for aprovada sua proposta, o contrato é assinado em uma agência da Caixa. Logo depois, o dinheiro fica disponível na sua conta.
Oi bom dia sou empregada doméstica registrada posso fazer empréstimo
Claro, sendo empregada doméstica registrada é mais fácil realizar um empréstimo, uma das modalidades pode ser um crédito consignado, quer dizer, com desconto na folha de pagamento, também poderá solicitar um empréstimo pessoal de até R$ 50 mil e pagar em 36 vezes na Ciclic, apresentando seu comprovante de renda entre outras documentações.
Sou empregada doméstica, e gostaria de pedir um empréstimo. Queria saber se posso e qual banco aceita. Também queria fazer uma simulação.
Muitas vezes os empréstimos para empregadas domésticas não são concedidos por bancos e financeiras, devido a inconvenientes para demonstrar ingressos ou pelo fato de carecer de movimentação bancária. Algumas fintechs oferecem a opção de um empréstimo pessoal, além de fornecer assessoramento para o empregador. O empréstimo pessoal é para solicitantes de entre 18 e 65 anos, que possuam conta corrente e possam demonstrar ingressos. As taxas de juros mudam de uma instituição para outra.
Empregada doméstica pode fazer empréstimo usando FGTS?
Como empregada doméstica registrada, e se trabalhar com carteira assinada, tem direito a receber o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). É possível também contratar o empréstimo consignado, dando o saldo do seu FGTS como garantia. É possível usar até 10% desse saldo como garantia para a quitação da dívida do crédito consignado.
Como faço pra conseguir um empréstimo…sendo empregada doméstica
Se você é empregada doméstica, pode solicitar um empréstimo em qualquer entidade bancária apresentando seu comprovante de renda, caso você trabalhe registrada. Se você não tem como comprovar o seu salário, pode pedir um crédito na Geru ou realizar um empréstimo com garantia de celular na Megacred, o valor emprestado dependerá da cotação do aparelho.
Bom dia estou tentando empréstimo, mas sem ter que pagar para liberação está cheio de golpistas online
Pode solicitar um empréstimo online seguro na Supersim, caso você cumpra com alguns requisitos como ter a maioria de idade cumprida, assinar um contrato enviado pela entidade bancária e comprovar sua renda. A Supersim não pede dinheiro antecipado para liberar o crédito, caso peçam um depósito, desconfie pois é um golpe.
Como faço para solicitar empréstimo?
Para solicitar um empréstimo como empregada doméstica você deverá, primeiramente, apresentar a sua documentação pessoal na agência próxima do banco onde deseja realizar a solicitação do empréstimo. Lembre-se que os documentos pessoais deverão estar atualizados para que a análise creditícia possa ser efetuada. Após esta análise, se tudo estiver correto, o empréstimo poderá ser aprovado.